Distrito de Cipolândia


Distrito de Cipolândia

Por volta de 1934, surgiu o primeiro núcleo populacional, formado de garimpeiros em busca de diamantes. Com o surgimento do garimpo em Palmeiras (Correntes) a maioria dos moradores para lá se dirigiram. Permaneceu esvasiado até 1945, quando houve nova corrida. O garimpo ficou ativado até 1947. Logo a seguir, desfez-se o garimpo de Cipó, ficando no local apenas alguma famílias, aproximadamente 12.000 pessoas.

Estes moradores requereram ao Governo do Estado do até então Estado do Mato Grosso, a desapropriação daquelas terras, para formarem até uma colônia. Pelo Decreto nº 081, de 26 de dezembro de 1947. A área desapropriada foi de 4.657 hectares, abrangendo parte da Fazenda Taboco, Lageado, Chapéu e a do Sr. Manuel dos Reis.

Em 1952 foi criado o Distrito Policial, denominado Cipolândia. Em 1954, criou-se no distrito o primeiro Juizado de Paz, tendo como responsável, o Sr. Pedro Mendes Costa e como escrivão teve a presença do Sr. Abel Rodrigues. Como pioneiros do local, tiveram ainda Félix França, Santino Pereira, Propécio Mendes e Pedro Onori.

A Assistência Médica e Odontológica é oferecida em uma ambulatório (mini-hospital), construído por volta de 1978.

O Distrito de Cipolândia está ligado a sede por estrada de rodagem estadual e desta a 70 km. É servido por linha direta de ônibus diariamente.
A escola que atende a população é de 1º e 2° Grau e recebe o nome de “Escola Municipal Ada Moreira Barros”. Seu primeiro professor foi João Ferreira de Andrade.

O Distrito de Cipolândia limita-se ao Norte com o município de Corguinho, a Leste com o de Terenos, ao Sul com o município de Dois Irmãos do Buriti e a Sudoeste e Oeste com a cidade de Aquidauana.